sexta-feira, dezembro 31, 2010

Percy Jackson e o Ladrão de Raios - Rick Riordan

"Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses." 
Sinopse pelo Skoob. 
____________________________________________  

 

Ohio!
Santo Deus, não é que 2010 acabou?
Esse é o último post desse ano no blog, mas é um último post feliz.
Primeiro de tudo: Feliz ano novo a todos os que leem e seguem o blog. Que tudo de bom se realize no novo ano que vai nascer daqui a pouco. Que todos tenham muito dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender. E que, no minimo, 2011 seja melhor que 2010 em tudo.
*-----*
Eu sempre me encho de esperanças para o começo de um novo ano.
S2

Vamos ao que interessa!

O meu último livro do ano, foi também sem dúvidas o melhor. O primeiro da série Percy Jackson & os Olimpianos - O Ladrão de Raios - É exatamente o que se lê logo no cabeçalho da capa: "Tem um ritmo perfeito, com momentos eletrizantes seguindo-se uns aos outros como batimentos cardíacos, e um mistério atrás do outro." The New York Times.

É sério. Percy Jackson me convenceu desde as primeiras linhas.
No livro, lemos o ponto de vista do protagonista Perseu Jackson que é um garoto de 12 anos de idade que sofre de déficit de atenção e dislexia. Passou os últimos sete anos de sua breve vida mudando de uma escola para outra por que é sempre expulso por arrumar confusão.

A mãe de Percy, Sally, é uma mulher forte capaz de grandes sacrificios pelo filho. Ela conta a Percy que o pai dele viajou pelo mar quando ele era ainda um bebê e que ele nunca mais voltou. Então Sally se casou com Gabe que é um padrasto detestável para Perseu e um péssimo marido para Sally.
Percy então cresceu sem conhecer os pais, pulando de um internato para outro, sofrendo maus tratos do padrasto quando ia para casa e sem fazer amigos, já que mudava sempre de uma escola para outra.

Apesar de tudo, Percy tem um coração bom e tem carater.
E eis o motivo de eu ter gostado do primeiro livro da série.

Tem MUITAS, semelhanças com Harry Potter. E apesar das semelhanças o livro ficou maravilhosamente bom ao seu modo. Diferente de muita coisa por ai que tenta parecer as séries que ficam famosas e dão BOOM literário, como Harry Potter e Crepúsculo e só conseguem feder a caca de urubu.

Perseu teve criação dificil, tendo que passar boa parte do tempo longe da mãe, que seria capaz de qualquer sacrificio para manter Percy a salvo.
O primeiro livro da série, conta a primeira aventura de Percy com seus dois amigos. Um garoto (ainda que sátiro) e uma garota. O sátiro tenta provar sua coragem. A garota é uma filha de Atena. Esse "trio de ouro" de Rick Riordan me lembra muito o "trio maravilha" da saga de J.K.
As referencias mitológicas muitas vezes utilizadas por J.K. estão muito mais marcantes aqui, já que a série se volta completamente para os Olimpianos.
E o pobre Percy também é um garoto de uma profecia. XD
E ele tem cabelos negros e olhos verdes.
E...

Eu sei, eu sei. Eu devia conseguir abandonar o Harry. Procurar gostar de outras coisas que poderiam ser melhores aos meus olhos se eu não fosse tão apegada e comparativa. Mas caramba!

E nem sei se foi intenção de Riordan lembrar tanto HP. Provavelmente não.
Mas a história que ele criou é boa de verdade.
E adivinhem? O cinema estragou o livro. Vi pouca coisa realmente haver com a história verdadeira assistindo aquela diarréia.

Te desafio a não gostar da série de Rick Riordan se você gosta de Harry Potter um terço do que eu gosto. O cara teve a manha. Ele não é a genial J.K. Rowling. Mas sem dúvida, fez tudo o que pode com o talento que tinha.
E deu muito certo, caramba!

Em um verão com Percy Jackson, eu senti como se fosse possivel aplacar a sensação de ter ficado orfã com o fim de Harry Potter. O livro é divertido, emocionante e misterioso.
Rick trabalha bem seus personagens e suas descrições são claras tornando o universo de sua história tão facilmente imaginável, que o torna quase possivel. E o ritmo é rápido e implacável.

E o melhor personagem EVER é o Senhor D. Ele é sensacional. Juro que, quando eu o imaginava, era sempre sorridente e talvez um pouco corado. XD
Mas ele emburrado e mal humorado foi sensacional!

Leiam! Vocês vão se divertir e não vão se arrepender!

E por ter me feito sentir tão bem e por ler até as 4 da manhã sem parar, Rick Riordan ganhou as cinco estrelinhas máximas por seu primeiro livro. E, muito grata e feliz, me despeço de 2010 e de todos vocês esse ano com os mais sinceros votos de felicidades para todos.

*-*

______Citação
Breve

Matta ne! 
_______________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Também adorei a saga!O autor realmente é bom, e apesar de toda a semelhança com o Harry Potter, mais originalidade, seria praticamente impossível!
    Este realmente foi um ótimo "ultimo post do ano"!
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir