quarta-feira, julho 20, 2011

Percy Jackson e Os Olimpianos - O Último Olimpiano - Rick Riordan

"Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho."
                                                                      
Horay?
Bem, eu devo começar dizendo que eu terminei de ler o último livro de Percy Jackson e Os Olimpianos no dia 14 de julho.
Mas eu entrei em uma fase muito particular na qual eu não estava conseguindo lidar com as despedidas.
Para você que não está entendendo:
Assim que eu escrevesse e publicasse essa resenha sobre Percy, eu estaria me despedindo dele. Praticamente no mesmo momento em que eu ia me despedir do Harry.
Foi um dia especial de muitas maneiras. Eu, particularmente, gostei muito de todos os momentos em que estive ao lado de Percy e o vi brandir Contracorrente. Eu estava mal por ser a última aventura e descobri que, apesar de eu pensar que eu já tinha superado isso, vi claramente  que eu estava ferrenhamente enganada.
 Eu nunca estarei pronta para me despedir de Percy, nem de Harry, nem de Zsadist e nem de todos os outros. Nada, nunca, será suficiente quando você se apaixona por um personagem.
Pieguisse a parte, vamos lá.  


A conclusão das aventuras de Percy não deixou a desejar como mais uma das histórias do Tio Rick.
Tudo acontece em ritimo acelerado, as pontas soltas são amarradas e cada novo mito e uma nova vitória são tão espetáculares que você se sente naquele momento erguendo sua espada/lança/escudo ou a arma que lhe apetecer melhor, para comemorar a SUA vitória.
Sabe como é?
Daquele jeito que você fez em frente a televisão para ajudar o Goku com a Genki Dama.
...
Não finja que não é com você. Eu sei que você fez também.

Não vou conseguir escapar das comparações mais uma vez. Percy é um herói tão parecido com o Harry que eu li a história inteira de forma muito melancólica.
O defeito fatal de Percy, a lealdade, o torna uma pessoa muito fácil de prever e ele é movido por impulso com a mesma frequencia que o meu Harry. Mas, aqui, parece certo. Percy É um herói. Suas ações são resultados de sua natureza. E, ao contrário de Harry, de Percy não for o herói, nada pode dar certo.

Essa história tem um pouquinho de romance, algo inevitável para uma história de garoto de 16 anos. Percy começa a perceber seus sentimentos tardiamente, mas considerando tudo pelo que ele tem passado desde os 12 e seus muitos transtornos é mais do que aceitável.
E é claro que a história não deve ser focada na vida amorosa de Percy e esse não é o ponto que interessa.

Pessoalmente, eu não gostei do final. Do final mesmo, do finalzinho. Depois de tudo.
Simplesmente por que eu queria mais. Eu queria detalhes. Eu queria que continuasse.
Você pode, simplesmente achar que esse não é um bom motivo para não gostar de algo. É, eu sei, eu não gostei por que acabou.
Foi precoce, na minha opinião.
Poderia ser o infinito e mais além. E eu, obviamente nem preciso comentar o trabalho primoroso da Editora Intrinseca. Precisaria de uma revisão mais apurada, mas vendo o trabalho de outras editoras ultimamente, o da Intrinseca é um arraso. Pequenos erros de digitação, outros de concordância, mas - E daí?
Vejo tanta gente apegada a isso ultimamente. Faça o seguinte: Deixa para "professores de português" errustidos corrigirem a coisa todo e aproveitem a história.

Percy é quase homem agora. Ele é um lider e tem atitudes que só heróis tem. Ele luta bravamente apesar da grande profecia que previu sua morte.
E, mesmo tendo a certeza de que vai morrer, ele continua lutando!

Viu outra semelhança com o Harry, não viu?
Pois é. Se estava escrito, desde o começo, que ele teria que dar a vida para que as pessoas que ele ama pudessem viver e ter um futuro, então é exatamente isso que eles farão. Sem exitar um único momento.

Eles são heróis de verdade.
A briga com o Titã Cronos é de certa forma muito psicologica. Desde a batalha do labirinto a incerteza do "quando" fica nos rondando o tempo inteiro e isso nos dá aquela sensação de apreensão maravilhosa que não nos permite largar o livro.

Rick Riordan tem muito talento, essa é a verdade. Seu herói é um clichê, mitologia é um assunto que é bastante usado por aí, mas você lê toda a história como se isso tudo fosse a primeira vez. E eu falo sério. Quando termino mais um volume de suas histórias e analiso a narrativa e seus personagens eu percebo que todas as semelhanças com outras histórias que eu conheço e adoro são apenas de todas as coisas positivas.
E, como um livro infanto-juvenil, o Tio Rick passa um monte de lições sem nem parecer que as está passando.

Devo confessar que preferiria a Rachel a Annabeth. Mas, novamente, não se pode ter tudo. E, cá entre nós, a Annabeth nem é tão ruim quanto poderia ser.
XD

Para mim, o Percy partiu cedo demais.

A série do Percy foi sem dúvida, uma das melhores que eu já tive a oportunidade de ler. Recomendo infinitamente tê-los na estante. Eu queria que tivessem mais 12 livros para terminar, como algumas séries que estão enchendo linguiça por aí.

Mas, como já dizem os velhos sabios, tudo o que é bom dura pouco. Pouco demais.

Preciso comentar que eu dou 5 estrelas? E que, toda a série, está na minha estante de favoritos?
Espero que não.

               Citação


"Ele ergueu a mão queimada. Annabeth tocou a ponta de seus dedos.
- Você... - Luke tossiu e seus lábios brilharam, vermelhos. - Você me amava?
Annabeth enxugou as lágrimas.
- Houve um tempo em que pensei... bem, pensei... - Ela olhou para mim, como se estivesse fascinada com o fato de eu ainda estar vivo. E percebi que eu fazia o mesmo. O mundo estava desabando, e a única coisa que de fato me importava era que ela ainda estava viva. - Você era como um irmão para mim, Luke - disse ela, suavemente. - Mas eu não o amava.
Ele assentiu, como se já esperasse essa resposta. E estremeceu de dor."
(Percy Jackson e Os Olimpianos - O Último Olimpiano - Rick Riordan)

Matta ne!

                                                                                                                          

2 comentários:

  1. Adorei a resenha!
    Sempre visito seu blog, suas postagens são super engraçadas!
    Deixei um caminhão de selinhos pro seu blog láááá no meu blog, passa lá e pegue todos eles ;]
    www.nerdrockergirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ''Eu nunca estarei pronta para me despedir de Percy, nem de Harry, nem de Zsadist e nem de todos os outros. Nada, nunca, será suficiente quando você se apaixona por um personagem.''
    Tipo disse tudo.. Dá uma dorzinha no coração sabe.
    Adorei a resenha.
    Xoxo

    ResponderExcluir