segunda-feira, dezembro 20, 2010

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams


"Trinta anos comemorando a genialidade cômica de Douglas Adams...
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção cientifica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado.
Este é o primeiro titulo da famosa série escrita por Douglas Adams, que contas as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.
A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienigena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.
Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesqueciveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em ultima instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar."
________________________________________________ 
 

Gente, preciso falar uma coisa.

Sabe quando Johnny Depp se junta com Tim Burton e resolvem fazer um filme e você pensa: "- Eu não sei sobre que loucura vai ser, mas eu sei que vai ser genial!"

Foi exatamento o que eu pensei quando cheguei na última página de O Guia do mochileiro da Galáxia. Com  15 páginas lidas eu sabia que Douglas Adams era tão louco quanto genial, capaz de usar a tecnologia existente, muita imaginação e a maior cara de pau para criar a história mais inacreditávelmente sem pé nem cabeça de todos os tempos. E quando eu cheguei na última página, eu senti a vontade genuina de continuar lendo.

O que não me ocorre a muito tempo. Tenho lido sequencias na esperança de que suas histórias melhorem e que tenha valido a pena gastar meu pobre dinheirinho nelas.

Então imaginem minha surpresa agradável!

O livro é um clássico para Nerds e Otakus e qualquer réles mortal que goste de uma boa história intergaláctica e acreditem-me esse lugar é muito bem merecido. A saga de cinco livros conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo.

Engraçado pelo inusitado, O Guia do Mochileiro da Galáxia faz jus ao meu ditado favorito: "Ser simples é ser incrível!". É um livro pequenininho e é como algumas criancinhas que te encantam e que quando você se enjoa, elas tem o bom senso de ir embora.

Não que eu já tenha conhecido essa criança maravilhosa, mas acho que deu pra entender.

E se você se diz Nerd com orgulho, leia.
Se você não é Nerd, leia.
Seja você um cidadão do planeta Betelgeuse, leia também.
Seja você quem for, leia! Leia, leia, leia!!!
...
Há muito não recomendo com tanto entusiasmo.

E um pequeno anexo. O Marvin é sem nenhuma dúvida o personagem mais genial EVER. Eu o adoro. Ele é o melhor. Se você não gosta de histórias loucas, em espaços distantes com super tecnologias dificeis de prever, leia apenas por que o Marvin está nesse livro.

E não conhecê-lo é o maior sacrilégio que alguem pode cometer.
Vamos. Não seja mais um ser pedante. Leia. E, não entre em pânico.

O Marvin cuida de você! XD


Ah, só pra constar, um filme foi lançado em 2005 baseado no primeiro livro da série. Mas a história é um pouco diferente da do livro, apesar de o roteiro que chegou as telonas ter sido escrito pelo próprio Douglas Adams.
Você pode ver o filme aqui. Online.

Douglas Adams já faleceu, infelizmente. Mas os fãs de sua série queriam lembrar de uma forma engraçada uma pessoa com um talento tão grande para fazer outras pessoas rirem, então criaram o "Dia da Toalha". No dia 25 de Maio os fãs da série carregam uma toalha o dia inteiro, o item mais importante de um mochileiro da galáxia, para representar a importância do Guia e em memória de alguem que fez milhares de pessoas rirem.

Depois de muito tempo, volto a dar 5 estrelas. Bem feliz da vida.


_______Citação  Este é um caso especial de citações apenas do robô Marvin.

Sobre a vida:
"- Vida? Não me falem de vida."
"- A Vida. Pode-se odiá-la ou ignorá-la, mas nunca gostar dela!"
"- Gozado, justamente quando você pensa que a vida não pode ser pior, de repente ela piora ainda mais."

Sobre sua visão das coisas:
“- Ei, Marvin, meu velho, como vão as coisas?
- Muito mal, eu suspeito.”

"- Não finja que você está com vontade de falar comigo. Eu sei que você me odeia. Faz parte da estrutura do Universo. É só eu falar com uma pessoa que na mesma hora ela me odeia. Até os robôs me odeiam. É só você me ignorar que eu provavelmente vou desaparecer do mapa."

"- Eu estava muito entediado e deprimido, aí me liguei na entrada externa do computador. Conversei por muito tempo com ele e expliquei a minha concepção do Universo. 
- E o que aconteceu?
- Ele se suicidou.” 

"- Isso de nada adiantará, vamos todos morrer... se tivermos sorte!"

  
Sobre a natureza:
“- Tinha oceanos?
- Se tinha! Oceanos enormes, com ondas bem azuis...
- Não suporto oceanos...”

"- Em infravermelho posso ver, como odeio a noite."

Sobre si:
"- Você acha que VOCÊ tem problemas? Experimente ser um robô maníaco depressivo..."

"- Ah,vou bem. - disse Marvin - Se você por acaso gostar de ser eu, o que eu pessoalmente detesto."

"- Minha capacidade para ser feliz poderia ser colocada numa caixa de fósforos, sem tirar os fósforos antes."

Sobre os outros:
"- Só de tentar me colocar no seu nível intelectual, fico com dor de cabeça."

"- Diga-me - perguntou Arthur - Você se dá bem com os outros robôs?
- Eu os odeio."

"- Gostaria de dizer que é um grande prazer, uma enorme honra e um privilégio para mim inaugurar esta ponte mas, já que não estou com meu chip de cinismo ligado, quero dizer que odeio e desprezo todos vocês."
 
 XD
Matta ne.
__________________________________________________________________________________

7 comentários:

  1. Eu estou muito muito muito curiosa por essa série! Depois que vi o filme (que nem lembro mais como é :P) fiquei meio desencantada com a história... Mas acho que é porque faz um tempinho e eu não curtia muito histórias assim. Assim que tiver um tempo, ou seja, dinheiro vou ler e ver se é tuuudo isso que você está falando mesmo, haha :D

    ResponderExcluir
  2. Hauhauhua! Tb achei a mesma coisa do livro! Doido demais!! Tb fiz uma resenha sobre ele lá no meu blog. :) Sei que tem o filme, mas ainda não assisti...

    Estou passando mega atrasada para avisar que já coloquei o seu blog lá na Retrospectiva Literária. :) Obrigada por participar e ajudar a divulgar! \o/

    Bjsss!

    ResponderExcluir
  3. Que legal!! Agora que vi que vc colocou o link do filme, vou ir lá espiar!! :)

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti o filme há um tempinho atrás, mas ainda não li os livros.
    O Marvin é a coisa mais fofa!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nosss, oq é aquilo la embaixo se aproximando tão rapido??? ja sei vou chama-lo de chão, tenho certezaq seremos amigos, plosh, e a baleia não pensou mais nada. kkkkkkk.
    Douglas Adams Genial demais, no skoob fiz uma resenha pequenininha pro livro falando sobre o acido humor britanico q ele tão bem destila no livro e nos faz gostar cada vez mais de arthur dent e seus amigos.
    Uma pena que ja se foi, mas como Legião Urbana ja Dizia: Os bons morrem jovens, os bons se vão antes.
    Gostei do Blog Parabens, da uma olhada la no meu tmb
    http://Eclipseheyyou.blogspot.com/
    Bjo Do L35747

    ResponderExcluir
  6. Interessante. tenho que conferir este... com tantas indicações no Skoob, aqui mesmo, e uns 8 mil já leram, média de 5 estrelas... É uma coisa random pra se adicionar na estante, com certeza.

    ResponderExcluir
  7. .'.

    Menina,

    Gostei de ver! Você escreve bem e de forma divertida. Sua análise é instigante e faz querer ler o livro.

    Parabéns!

    '.'

    ResponderExcluir