quarta-feira, dezembro 15, 2010

Beijada por um anjo - Elizabeth Chandler


" Ivy acreditava e confiava nele como jamais tinha confiado em alguém. Um dia criaria coragem para dizer, com todas as letras, eu te amo Tristan.

O nadador Tristan era o rapaz mais popular da escola e habitava o imaginário de todas as garotas da cidade. Na verdade quase todas, menos Ivy Lyons. Ivy só queria a companhia dos anjos. Seu preferido, desde menina, era Tony, o anjo da agua, desde que o chamou a primeira vez ao cair em uma piscina, sem saber nadar.
A água, que era o temor de Ivy e a paixão de Tristan, seria responsável pela aproximação de suas vidas e os envolveria em uma linda história de amor, companheirismo e confiança.
A paixão envolvente, o companheiro ideal e a crença nos anjos são interrompidos no dia em que Tristan sofre um acidente.
Uma linda história de amor interrompida cedo demais...
_________________________________________________________ 
 


Antes de mais nada, eu precisava dividir com vocês o fato de que eu li esse livro a alguns dias. Mas precisei me sentar e refletir antes de resenhá-lo. Por que se eu tivesse me sentado aqui diretamente após terminar de lê-lo, como geralmente faço, não seria uma resenha. Seria um aviso com direito a imagem de DANGER:


"Cuidado! Leitura inconclusiva. Pode deixar efeitos colaterais. Evite exposição prolongada."

Mas agora eu estou serena, tive tempo para absorver a história...
... 

E definitivamente, continuo o achando uma droga.
Que me perdoem os fãs da série.
...
Ou não me perdoem, eu não ligo.

Eu o comprei pela capa, que é maravilhosa, - o que inclusive se perde em suas continuações, em que as capas não tem mais a mensagem certa com simplicidade. - (Ser simples é ser incrivel!) e o peixe morre é pela boca.

E já encomendei a sequência, coisa que me dá raiva! Eu podia ter comprado Cidade dos Ossos ao invés dessa porcaria! D:
Me deu vontade de abandonar o livro.

E olha que eu SEMPRE termino de ler qualquer série. Eu não abandono livros, principalmente se forem o primeiro de uma saga. E as continuações servem para que o autor nos mostre o crescimento dos personagens e o melhor desenvolvimento da história. Mas esse livro é uma meleca. Sério mesmo.

Primeiro fato que me fez começar a perder minha fé foi que ao abrir a primeira página, eu soube que o livro era muito menor do que parecia ser na realidade. O tipo de fonte escolhida e a formatação preenchem mais as páginas do que a história.

Segundo, em várias sequencias da história, o leitor se perde sem saber quem está falando. E vários trechos parecem ser fins de pseudocapitulos. Você está lendo uma cena, um acontecimento e "PÁ!", no paragrafo seguinte já é outra coisa completamente diferente e  você se pergunta se perdeu alguma coisa.
Isso é tão gritante durante o livro todo que eu pessoalmente comecei a ignorar, apenas torcendo pra tortura acabar logo para eu poder ler Halo.

¬¬

Eu nunca torço para nenhuma livro acabar logo! Pelo contrário! Eu tento ficar de misérinha, por que leio muito rápido e tenho que me controlar com frequência para não consumir o livro inteiro em poucas horas.
Beijada por um anjo eu li em exatamente 3hrs. Mas pareceu custar-me uma eternidade.

A história não é romantica, não é empolgante e todas as vezes em que se repete a cena do acidente de Tristan e Ivy eu me lembro horrivelmente de Crepúsculo e toda a ladainha da Bella sobre "morrer no lugar de alguem que se ama blá blá blá caixinha de fósforo".

Mas eu gostei quando eu li esse recurso em Crepúsculo. E detestei o que fizeram em Beijada por um Anjo. Pareceu uma tentativa de parecer Efeito Borboleta, indo e voltando toda hora na história, mas sem alterações nos fatos ocorridos. Tornando o livro ainda mais enfadonho.

E terceiro e ultimo, a droga da mocinha não é beijada por um anjo no primeiro livro da trilogia. Por que cargas d'água dar o nome do primeiro livro a algo que não acontece?

Onde Diabos foi parar o bom senso?

Não sei se foi trabalho porco da editora, se foi a péssima tradução ou o que fez de Beijada por um anjo um livro tão ruim. Acho que foi o conjunto.
Mas o fato é que eu me arrependi bastante de comprar a trilogia, por que eu eventualmente vou ler os outros dois.

É uma pena. Mas, falando positivamente, além da capa belissima do primeiro volume, eu conheço pessoas que gostaram de verdade da história. Pessoas mais novas do que eu. O que quer dizer que posso ter me tornado uma rabugenta que deveria parar de ler literatura infanto juvenil. E esquecer a saga Harry Potter para que eu pare de comparar outras sagas a do bruxo.

Titulos inconclusivos me incomodam? Sim, bastante.
Não incomodam você? Escreva sua prórpria resenha.
Nota 1, por que eu realmente gostei da capa.

                 Citação


"Ivy suspirou e olhou para seu relógio.
- Só tenho mais dez minutos de almoço. Beth, que tal terminar a sua história de amor? - Suzanne deu um tapinha no braço de Ivy.
- Só temos mais dois meses de escola. Que tal começar a sua história de amor?"
(Beijda por um anjo - p. 77)


Ja ne! 
____________________________________________________________

2 comentários:

  1. Como assim não é beijada gente?
    Título totalmente desconectado da história.. ai ai.
    Assim como você, detesto quando os parágrafos não são tão bem desenvolvidos, nos deixando com a sensação de " corte", desanima qualquer leitura. Uma pena!

    Adorei o espaço, estou seguindo, se quiser conhecer o meu -que tem o mesmo formato que o teu, rsrsrs- será uma honra!

    Bjinhus e até!
    http://resenhandomm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. PS> Está dando erro pra seguir, mas eu volto e tento mais tarde!

    ResponderExcluir