quarta-feira, dezembro 07, 2011

Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9.
"Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze  a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"
_________________________________________________

Ai, ai.

Essa é uma postagem muito especial.
Eu preciso avisar por que, para se falar sobre algo de que se gosta fica um pouco difícil não ser repetitivo e adulador.
Então vamos. Jogos Vorazes.

Bom, entre minhas séries favoritas - mas eu digo as favoritas mesmo - daquelas que mudam a vida da pessoa para sempre, Jogos Vorazes está no meu top 5. Fica ali circulando entre Harry Potter, O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo e Percy Jackson. Para falar a verdade, eu não saberia colocar em ordem para dizer qual delas eu gosto mais. Talvez o maior carinho esteja com a série da J. K. Rowling, já que minha vida começou a mudar com A Pedra Filosofal quando eu tinha 10 anos. 12 anos se passaram desde aquilo e Harry ainda é meu homem ideal.
Por isso, talvez, seja Harry Potter.
Mas mesmo essa série, tão maravilhosa e especial, fica sem lugar definido quando penso em todas as outras.
Jogos Vorazes e As Crônicas de Gelo e Fogo estão entre os que li no original, em inglês. Talvez não tenham sido excelentes escolhas para quem está começando, devido a dificuldade da narrativa, mas não me arrependo.

Como eu disse, eles fazem parte daqueles grandes livros capazes de mudar a essência de uma pessoa. E, para mim, foram um passo importante não só no meu nível de leitura, como em minha vida.

Eu não subestimo os bons livros, mas em meu coração ficam apenas os grandes livros. E a diferença entre um bom livro e um grande livro é que, quando você termina de ler o primeiro tipo você está feliz. Quando termina de ler o segundo, você está triste.

A sinopse de Jogos Vorazes que eu coloquei ali em cima por si só já é muito reveladora. A história de Katniss se passa em um mundo devastado, muitos séculos depois desse nosso, onde o planeta devolveu ao homem todo o mal que foi feito a Terra. O nível dos oceanos subiu, engolindo boa parte da terra, tornados, terremotos e todo o tipo de calamidades naturais assolaram o Planeta e o que sobrou da América do Norte se reorganizou em um continente chamado Panem. Panem se dividiu em 13 Distritos e uma Capital, mas quando a nossa história se passa, são apenas 12 Distritos. Katniss, vive no 12 Distrito e não nos é dito muito sobre como é a vida nos outro 11.
Acontece que todos os Distritos são cercados e as viagens entre eles são proibidas. Os seres humanos são tratados como gado e qualquer tipo de comentário ou ação fora das regras é punível com a morte.

A vida no Distrito 12 é muito difícil. As pessoas costumam morrer de fome e a pobreza é tangível. Katniss caça para alimentar a família, e é o resultado de sua caça que ela troca por coisas para a sua sub-existência. Com o decorrer da história, descobrimos que apesar da vida difícil que ela leva, as coisas poderiam ser muito piores.
Sem dúvida poderiam ser MUITO piores.

Não preciso falar muito do enredo, por que sério, a sinopse já diz basicamente tudo. Por isso, quero falar sobre o que essa história nos faz sentir.

Tudo, cada átomo de seu ser, fica cativado, entorpecido e absolutamente dominado por essa história. Enquanto você consome o livro, ele te consome de volta. Você lê cada página, cada parágrafo com um aperto no estômago como se você vivesse tudo aquilo junto com a Katniss. Você se torna ela e ela se torna você e cada novo acontecimento te deixa tão sem fôlego e raivoso quanto deixa Katniss.

Por isso é tão doloroso. Por isso é tão difícil. Por isso é tão incrível.

Você passa a esperar nada além do pior. Você sabe que nada te espera além da morte. Não basta fechar o livro e deixá-lo de lado, por que você vai continuar pensando no que acontece naquelas páginas, até que você o pegue e o termine.

E, mesmo quando terminá-lo, não vai se sentir seguro ou satisfeito. E não há alternativa.

E Katniss! Ah, essa garota incrível e simples. Carrancuda e hostil. Corajosa sim, mas capaz de amar de uma maneira que ela ainda "não se dá conta" de que é capaz, é a melhor personagem com quem já  lidei. Eu a compreendo completamente, a Suzanne Collins tendo escrito em primeira pessoa torna tudo mais intimo. É fácil lê-la e torcer por ela. É como se fosse uma amiga muito querida, a quem não posso aconselhar, mas por quem posso torcer e sofrer junto.
Essa proximidade entre eu e a personagem não me permitiu ficar afastada do livro por muito tempo.

Foi maravilhoso e terrível. Foi intenso, apavorante e extremamente convincente.

Eu fui absorvida pela história e fiquei avida pela sequencia. Não quis e não pude evitar.

Apesar de já saber no que a história vai dar, eu me emocionei tudo de novo. A tradução da Rocco não deixou nada a desejar a versão original, apesar de eu saber o quanto foi criticada por aí. Foi uma excelente adaptação na minha opinião, apesar de não conseguir me acostumar com a Katniss vivendo na Costura.
Mas a essência, os detalhes, tudo está lá. E eu me emocionei em partes que antes, foram apenas passagens para mim.

Perfeito.
Nada mais a dizer.


Ah, para o caso de interessar, a série virou filme. A estréia vai ser em 23 de Março de 2012.
Veja abaixo o trailer:

Vou na pré estréia!!!
\o/

______________________________________________________

___________Citação

"[...]Mas estou presa aqui não só pelas paredes do aerodeslizador como pela força que segura aqueles que amam aos que estão para morrer. Quantas vezes não os vi, ao redor da mesa de nossa cozinha, e ficava imaginando: Por que não vão embora? Por que ficam para ver?
E agora sei a resposta. É por que não há alternativa."
(Jogos Vorazes - p.370)

Matta ne!
_______________________________________________________

5 comentários:

  1. Melhor leitura que fiz em 2010. Uma pena não ter conseguido ler ainda Em Chamas, mas estou super ansiosa pela estreia do filme \o/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  2. sim esse livro realmente é incrível , bom kell costa eu consegui ler Em chamas aweawewtw garanto é tão bom quanto os jogos vorazes lol
    e ju fernands se voce quiser sortear um exemplar desse ,jura pra voce que nao seria má ideia kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. "E a diferença entre um bom livro e um grande livro é que, quando você termina de ler o primeiro tipo você está feliz. Quando termina de ler o segundo, você está triste." SO TRUE.
    Parece realmente um ótimo livro, mas para uma pessoa como eu, precisa ter coragem. MUITA. Porque eu sou do tipo que chora e fica muito mal com finais de livros assim... Fico na foça por meses ): Com O Menino Do Pijama Listrado eu já sofri horrores, imagine com este! Parece ser dez vezes pior ;;

    ResponderExcluir
  4. Kel, corre e lê menina, que a história só fica mais tensa!
    \o/
    @ndrew, pensarei no seu caso com carinho. XD
    Gi, te digo, é uma história que vale MUITO a pena acrescentar a bagagem. Falando sério. Eu confirmo o que a Kel disse ali no comentário dela, mudando apenas o ano: Melhor leitura que fiz em 2011. E olha que foi o ano em que resolvi ler Percy Jackson e As crônicas de gelo e fogo.
    Pode confiar!
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Oii Ju!
    Sou uma das poucas pessoas que não gostou muito do livro...
    Muito sádico isso de adolescentes ficarem matando uns aos outros. E os personagens também não me conquistaram.
    Mas, gosto é gosto. :)

    Obrigada por participar da Retrospectiva Literária 2011! \o/
    O seu blog já está lá na lista.

    Bjss!

    ResponderExcluir