quinta-feira, dezembro 15, 2011

Em Chamas - Suzanne Collins



AS FAGULHAS SE ACENDEM
AS CHAMAS SE ESPALHAM
E A CAPITAL QUER VINGANÇA


"Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente."
____________________________________________
Nossa! Por onde começar?

A verdade é que não há muito o que falar. Esse livro é perfeito e qualquer coisa que eu diga além disso é floreio.

Em Chamas é meu livro de sufoco. Ele sempre vai me fazer sentir MUITA afinidade com a Katniss com relação a sua grande indecisão. Ela é super filha da puta, mas entendo seus dilemas.

A verdade é que, a Katniss em seus momentos de transição, antes de aceitar seu fardo e mover a bunda magrela do lugar, me irrita muito. Ela fica molenga, propensa a fazer escolhas idiotas e faz todo mundo sofrer no processo.

Ela sempre tem tanto potencial. Como já foi dito sobre ela uma vez "- Você é ouro em pó!" E ela é, mesmo.

Acontece que se você sofreu aqueles momentos de tensão em Jogos Vorazes e ali já pensava que a ameaça iminente era grande, pense duas vezes. A sensação ruim de que algo vai dar errado continua mais do que presente, mas agora ela não vem na forma das consequências, mas sim, de uma clara ameaça.

Uma ameaça feita com todas as letras, com cheiro de rosas e sangue.
Para todo mundo que pensava que ao fim dos jogos tudo estaria bem, eu me sinto na obrigação de avisar: Nada, nunca, está bem.
Eu disse isso na minha resenha de Jogos Vorazes e vou repetir agora: "E, mesmo quando terminá-lo, não vai se sentir seguro ou satisfeito. E não há alternativa."
Suzanne ainda mantém a mesma linha de narrativa, daquele modo extraordinário de nos prender as páginas e aos sentimentos da personagem principal, Katniss. Continua sendo tão impossível quanto antes, talvez até mais do que antes aliás, largar o livro por aí para seguir com sua vida.

E nem tente fazer isso. Nenhuma vida pode ser mais interessante do que esse livro.

Em chamas vai narrar a história de Katniss durante a turnê da vitória dela e de Peeta. A verdade é que naquele momento final do ultimo jogo, quando Katniss e Peeta decidiram comer aquelas "amoras-cadeado" ficou subentendido para todos os Distritos que aquilo era um ato de rebeldia contra a Capital.
Agora, eles vão ter que provar, durante a turnê da vitória, que aquilo não foi um ato de rebeldia, mas sim de louco amor.

Tudo acontece tão rápido, é tanto ação e tudo é tão frenético, que eu me perguntava o tempo inteiro enquanto lia como alguém podia suportar tanto.
E, é claro, me lembrei por que eu guardava um certo rancor para com a Katniss.

Me lembrei também do por que o Peeta é simplesmente um garoto incrível e especial.
Eu amo e odeio esse livro na mesma medida. Ele é perfeito, sem dúvida. Mas, da mesma forma que te conquista ele te machuca.
Ele é cruel, frio, calculado. Consome tudo.

Um pouco como sexo, acho.
Sabe? Como você simplesmente não quer existir depois do orgasmo por que sentiu absolutamente tudo e agora está vazio?
Pois é.

E tenho pena de quem não entendeu.

E, devo deixar o maior de todos os avisos até agora: Não termine de ler Em Chamas sem ter A Esperança em mãos. Não dá para, simplesmente, ler o último parágrafo de Em Chamas sem ficar enlouquecidamente curioso com o que está acontecendo.
E tenho dito.
Caso contrário, você estará sofrendo em vão cara-pálida. 


Acho que esse é o meu favorito da trilogia. Difícil decidir, mas quase acredito nisso.

Sabe que, curiosamente, estou com bloqueio para escrever as resenhas dessa série. Terminei de ler em chamas dia 15 e só consegui fazer a resenha hoje, a mais curto do blog, acho. Nem sei quando vai sair a de A Esperança que terminei também no dia 15. Veremos.


_________________________________________________

_________Citação


"Você poderia viver centenas de vidas e não merecê-lo."
(Haymitch para Katniss, sobre Peeta - Em Chamas)

_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário