terça-feira, julho 12, 2011

Percy Jackson e Os Olimpianos - A Batalha do Labirinto - Rick Riordan


"Percy está prestes a começar o ano letivo em uma nova escola. Ele já não esperava que essa experiência fosse lá muito agradável, mas, ao dar de cara com cheerleaders monstruosas e mortas de fome, vê que tudo, sempre, pode ficar ainda pior.
Nesse quarto volume da série, o tempo está se esgotando e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, fica cada vez mais próxima. Mesmo o Acampamento Meio-Sangue, o porto seguro dos heróis, se torna vulnerável à medida que os exércitos de Cronos se preparam para atacar suas fronteiras, até então impenetráveis. Para detê-los, Percy e seus amigos semideuses partirão em uma jornada pelo Labirinto um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais temíveis surpresas."
                                                                         
Eh, minha gente. O Percy está crescendo!

Bom, como vocês claramente notaram, ou eu espero muito mesmo que tenham notado, eu resolvi ficar com a saga de Percy até o fim.
É, que se danem as outras histórias ruins que comecei e larguei de lado e que eu deveria terminar antes de começar outra diferente.
Mas eu desafio qualquer um que tenha começado a ler Percy Jackson e os Olimpianos e que tenha todos os livros a disposição para saber o que vai acontecer, a não fazer o mesmo que eu.

A verdade é simples. Não dá.
Eu pensava na história o tempo todo. Eu queria saber detalhes e como seria o verão de Percy. Confesso que não me decepcionei.

Novamente Tio Rick mantem aquela narrativa frenética, sem pausas, na qual é dificil até achar um bom capitulo para parar de ler o livro e ir dormir. É muito facil ficar horas com o livro na mão e nem notar.
E, novamente, a vida de Percy é ser um grande salvador até mesmo dos outros heróis.

Até aqui nenhuma surpresa. Somos introduzidos a mais mitos gregos fantásticos no qual Riordan adapta a vida moderna com maestria e me faz querer vomitar arco-íris por que sou louca com mitologia e as menções são Nirvana para mim.

De novo nenhuma surpresa.

Suponho que a maior de todas as novidades é mesmo a minha forma de começar essa ladainha: Percy está crescendo.


Os sentimentos do herói agora são complexos. Ele sente medo por todos os que ele ama. Ele não sabe o que sente por Annabeth e ainda tem a garota nova a Rachel. A mãe de Percy agora tem um namorado. Percy não tem mais doze anos e as aventuras agora tem aquele tom diferente e obscuro. Isso não impede que Percy haja por impulso e irresponsabilidade, mas ele sofre de verdade com as consequencias e não apenas as aceita.

O problema maior é que o pobrezinho simplesmente não tem tempo de sentir nada. Todas as vezes em que é colocado contra a parede ele sofre uma tentativa de assassinato por algum super monstro mitologico e é obrigado a fugir duplamente.
A verdade é que ele não tem tempo para nada além de tentar salvar a própria vida e a de seus amigos.
Relevemos.

Eu simplesmente perdi a paciencia com a Annabeth. E ela ainda me vem com a conversinha de que os filhos de Atena, presumidamente, devem ser sábios ALÉM de inteligentes. Hipócrita.

Eu quero ignorá-la. Continue-mos.

Tyson, o meio-irmão de Percy, é uma surpresa agradável. Ele teve uma vida de merda e mantém aquele coração enorme para qualquer um. Faça mal e ele não ligará. Mas, faça mal a Percy ou a qualquer um de seus amigos. Não sei se verá o nascer de um novo dia. Ele é fofo ao extremo, e falta a força dele ao Percy. É, de longe, o melhor personagem introduzido a história. Fico toda boba toda vez que é descrito algum momento em que Tyson, um ciclope enorme, de mãos gigantescas, está sendo gentil ou muito talentoso.
Gosto mesmo da idéia de Riordan de que a aparência não diz nada sobre quem você é. Ou o que seus pais fazem não dizem nada a respeito de você.

Groover continua tão desnecessário quanto sempre.

E, finalmente, a batalha do labirinto. Essa foi realmente uma surpresa, mas acho que eu esperava algo mais catastrófico. Mas a parada "do filho de Atena a defesa final" foi o mais interessante. Eu meio que surtei com a Annabeth, por que a inteligência dela me impediu de ver as coisas como deveria. Muito bem feito para ela com sua frase final da profecia.

E o Nico foi aquela surpresa agradável. Eu sabia que uma hora ele se tocaria, mas foi bacana vê-lo confuso. Foi muito bem construida a parte que cabia a ele.

E Percy quebrando todas as regras! ADORO quando ele ignora completamente os problemas do pai dele com os outros Deuses e fica amigo de qualquer um independente de quem esse é filho. Eu sou assim também, não escolho meus amigos por nada além de gostar da pessoa e compartilhar-mos um momento forte juntos. E vocês sabem, se identificar é o primeiro passo.

A batalha do labirinto não é o livro mais alucinante das histórias de Percy, por que foca um pouco mais no "quem está sentindo o quê". Faz parte.
Eu gostei. Muito.

Se você quer ler um livro que te prenda até a ultima página, esse é o seu livro.
Eu vou dar 5 estrelinhas e vou favoritar. Por que eu quero.


                   Citação


"Enquanto velejava, avançando no lago, eu me dei conta de que Parcas eram mesmo cruéis. Elas enviavam para Calipso alguém que ela não conseguiria deixar de amar. Mas era uma via de mão dupla. Pelo resto da vida eu pensaria nela. Calipso seria sempre meu maior "e se..."."
(A Batalha do Labirinto - p.233)

Matta ne!

6 comentários:

  1. BdL nunca foi o meu livro preferido, mas depois de relê-lo mil vezes, ele se tornou um dos melhores da serie. É realmente impossivel largá-lo.

    Beijos, Julia
    Tijolinha, Books & Fanfics

    ResponderExcluir
  2. OI!
    Eu terminei de ler O Mar dos monstros ontem. Pode imaginar o tamanho da minha ansiedade para ler A batalha do Labirinto??? Eu estou inquieta! Amanhã mesmo vou comprar!

    Amei a resenha. mas fiquei ainda mais ansiosa!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  3. eu tenho todos é muuuuuuuuuito legal so falta eu comprar o ultimo olimpiano é legal. o mar de mostros é de um ciclope que captura Grover Wnderwold e percy vai atraz dele junto com AnnaBeth e seu novo amigo que também é um ciclope Tyson. O terceiro livro da sério é de uma amiga de luke e AnnaBeth que Zeus transformara em pinhairo quando ela estava morrendo,mas no terceiro livro cronos traz ela de volta a ser humana,mas AnnaBeth é perdida do grupo e Percy começa a ter sonhos que são reais que Annabeth é presa por luke;então Áretemis,a deusa da caça parte em busca de um mostro chamado Atlas que quer destruir o olimpo;Aí Ártemis deixa suas seguidorar no acampamento meio sangue e elas,Percy,Grover e Thalia(aquela amiga de Annabeth que eu disse no início)partem em busca de Ártemis e Annabeth. E a Batalha do labirinto o cara ja falou para vocês,eu digo o mesmo que ele eu aprovo Rick Riordan é muito criativo e inteligente

    ResponderExcluir
  4. se voce pasar o livro batalha do labirinto para meu email eu vou te dar dez estrelas

    ResponderExcluir
  5. eu no dia trinta de maio vou ganhar o livro a maldição do titã e o filho de netuno

    ResponderExcluir
  6. se voce pasar o livro batalha do labirinto para meu email eu vou te dar dez estrelas

    ResponderExcluir