quinta-feira, julho 07, 2011

Percy Jackson e Os Olimpianos - A Maldição do Titã - Rick Riordan

Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, cuja ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe.
O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado - um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo - e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava. Ao longo dessa jornada, enfrentarão o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.
                                                        
Ah, eu sei que eu tinha falado anteriormente que eu ia terminar de ler minhas histórias que estavam ruins antes de começar mais um livro do Tio Rick. Mas simplesmente não deu, está bem?
Tudo em que eu conseguia pensar era no que aconteceria com Percy em seguida. Eu queria saber qual seria a próxima aventura dele e como as pontas que tinham sido deixadas soltas em O Mar de Monstros seriam amarradas.
E minha nossa! Como Percy cresceu!

Acompanhá-lo desde o Ladrão de Raios e ver como seus sentimentos, seus julgamentos e todas as suas ações estão mais maduras e, é claro, potencialmente mais burras... Bem!
Não preciso nem dizer o quanto eu gosto das histórias de Rick Riordan e do seu jeito de escrever. Lemos a história do ponto de vista do herói novamente. Mas em A Maldição do Titã isso é mais do que frustante!

Todo mundo parece saber mais sobre tudo o que está acontecendo do que o Percy. E como ninguém parece muito disposto a contar nada a ele ou a inclui-lo nas missões temos que esperar pelos acontecimentos para saber o que todos já sabiam menos o Percy.

Bom, se coloque em meu lugar. Eu sofro de ansiedade com as histórias e quando as complicações de estendem por tempo demais, eu vou lá na frente do livro, no fim da história, procurar saber como diabos as coisas vão ser resolvidas.

É, eu faço isso. E não costumo me arrepender.

Mas, apesar de meu defeito fatal, eu não fiz isso com A Maldição do Titã. Eu simplesmente o li super rapido. Minha mãe, que conhece minha mania de ir no final do livro saber o resultado da história, me viu pegar o livro para ler e, cerca de 3 horas depois me viu ler as páginas finais. E o diálogo foi: 
"-Você está terminando o livro, ou lendo o que vai acontecer no final?" 
" -Estou terminando o livro mãe." 
"Nossa! Esse deve ser bom mesmo."

Em fim, A Maldição do Titã não é o livro mais eletrizante de Riordan, mas é o mais maduro. Eu me simpatizei ainda mais com o Percy e fiquei impressionada com o forma concreta das personalidades dos Deuses de Riordan. Eles são muito fiéis aos Deuses descritos em a íliada por exemplo. Apesar da clara modernização que eles sofreram, as personalidades continuam intactas.
Eu gosto disso. E, mais do que nunca, Percy é muito parecido com Harry.

Ele descobre seu defeito fatal que, na minha opinião, seria o mesmo do Harry. Os dois são estúpidos heróis que fariam qualquer coisa por seus amigos. Qualquer coisa mesmo. Muitos problemas poderiam ser evitadas se não fosse a mania de herói super acentuada nesses dois.

Mas o que dizer?
Eu adoro o Percy.
E nem preciso dizer que eu amo o Harry e ele É minha vida.


Eu não gostei da maioria dos novos personagens, mas eu simplesmente AMEI a Afrodite. E gostei da sabedoria do Percy em ter mais medo dos poderes dela do que dos de Ares.
^^

É claro que eu vou começar a ler A Batalha do Labirinto imediatamente, por que mais uma vez eu estou pensando no que será de Percy e isso não vai me deixar aproveitar verdadeiramente outros livros. Ainda que Amante Consagrado já tenha chegado aqui.

Acho que vou dar 5 estrelas, mas esse não vai entrar nos meus favoritos.

                        Citação

"Cavalgamos o javali até o pôr do sol, que era o máximo que meu traseiro podia suportar. Imagine cavalgar uma escova de aço gigante sobre um leito de cascalho o dia todo. Cavalgar javalis era confortável assim."
(A Maldição do Titã - p.182)

"Ela fixou o olhar frio e cinza em mim, e percebi que terrível inimiga Atena seria, dez vezes pior que Ares ou Dionisio ou quem sabe até mesmo meu pai. Atena nunca se renderia. Ela nunca faria nada temerário ou estúpido somente por odiá-lo, e se traçasse um plano para destrui-lo, este não falharia."
(A Maldição do Titã - p.303)

"Então eu peguei a mão dela, e não sei o que as outras pessoas estavam ouvindo, mas para mim era uma música lenta: um pouco triste, mas que talvez trouxesse um pouco de esperança também."
(A Maldição do Titã - p.304)

Ja ne!

Nenhum comentário:

Postar um comentário