segunda-feira, janeiro 10, 2011

Calafrio - Maggie Stiefvater


"Nunca tive medo dele. Era grande o bastante para me arrancar do balanço, forte o bastante para me derrubar no chão e me arrastar para o bosque. Mas a ferocidade de seu corpo não existia em seus olhos. Eu me lembrava de seu olhar, de cada tom de amarelo, e não podia ter medo. Sabia que ele não me faria mal. Eu queria que ele soubesse que não o machucaria. Esperei. E esperei. E ele também esperou, embora eu não soubesse o quê. Eu sentia que era a única a estender a mão. Mas ele estava sempre lá. Me observando observá-lo. Nunca nem um pouco mais próximo de mim, mas também nunca mais longe. E assim tudo continuou igual, por seis anos: a presença alarmante dos lobos no inverno e sua ainda mais alarmante ausência no verão. Eu realmente não pensava no tempo. Pensava que eram lobos.
Apenas lobos."
_________________________________________
  

Hooooorey!
Parece que eu vivi uma vida inteira desde que estive aqui! Tanta coisa acontecendo na minha vida pessoal, um novo ano começando e com ele novos sonhos... Mas estou apenas divagando!
Vida pessoal a parte, queria fazer uma pergunta: "- Algum de vocês sabem por que usamos a aliança de compromisso no quarto dedo da mão?"
Pan, Pan, Pan!

Baaaabaquices a parte, eu terminei agorinha Calafrio.
E tô pé da vida aqui. Puxa vida! Eu adoro literatura sobrenatural com muitos seres misticos e coisas que estão absolutamente fora da minha realidade. Mas, mas- MAS!
Por que diabos narrativas tão cansativamente arrastadas tem que entrar na moda também? Livro excessivamente descritivos me cansam!

Levar tanto tempo para concluir um livro tem me frustado tanto, que eu acabo descontando em outras coisas que não tem culpa de eu ter comprado histórias chatas.

Mas, vamos lá.

Calafrio conta uma história de amor - Sim, outra. - entre Sam e Gracie. Sam é um lobo e Gracie uma garota excessivamente pragmática. E a história de como os dois se apaixonam, apesar de ele ser um lobo e ela uma humana, é realmente muito bonita.
Mas como também é comum em romances, que não teriam razão de serem escritos se o casal não fosse de alguma forma atormentado e os dois bem, tem que lutar para ficar juntos.

Nenhuma novidade. Até aqui, por que a história tem novidade.
Sim, podem saltitar serelepes.

Primeiro: Gracie é simplesmente uma garota incrivel. Sério, isso é inédito desde Hermione Granger. Ela é super focada, interessante e corajosa. E apesar de ser obsecada por Sam, como acontece em TODO romance, ela não é completamente dependente dele como as outras por aí.

Segundo: Ãããnh...
Peraí...

Poxa vida! Não consigo me lembrar de nada mais interessante.
XD
Ah! Perai, lembrei.

Em segundo tem o Sam. Ele não faz o meu tipo bad boy. E ele não é brilhante e todas as malditas vezes em que a autora fez ele compor ou ler poesia, ou imaginar poesia e composição... Argh!
Me encheu o saco. Muito mesmo. Mas ele é um cara legal apesar de ser triste. Não triste como um emo, mas triste. E um cara com uma história de vida como a dele ainda ser capaz de amar e mais do que isso tentar se agarrar a uma humanidade que não pertence a um lobo... Bem, é incrivel.

E eu larguei o livro e voltei a largar. E larguei de novo. E decidi terminar a tortura de uma vez por que ganhei muitos livros de natal e quero tentar a sorte com os outros.

Eu quiz tanto esse livro! Li o titulo e pensei "UAU". E gostei da capa também. E a história é bem diferente do que eu tenho lido por aí mas me cansou. Não me conquistou. E apesar de ser uma trilogia e de a história ter deixado bastante arestas para sua continuação, eu não estou nem um pouco interessada em sua sequencia.

Vou comprar muitos outros livros antes de me preocupar em continuar com a história de Sam e Gracie. E vou ler os milhares que tenho aqui antes de comprar outros livros. Vou provavelmente ler Calafrio de novo antes de ler sua sequencia, por que vou ter esquecido a história até lá.

O que me irritou mais em Calafrio, foi o mesmo que mais me irritou em Halo. A história tinha tudo para ser muito boa. No caso de Halo, se tivessemos outro protagonista. No caso de Calafrio, onde vemos o ponto de vista tanto de Gracie quanto de Sam, o que salvaria o livro seria uma narrativa completamente diferente da usada.

Algo mais parecido com Rick Riordan e menos parecido com José de Alencar.

Ou, se preferir uma analogia entre filmes, assistir Harry Potter e as Relíquias da Morte ao invés de Crepusculo.

O quê? O filme de Crepusculo é horrivel! E não me venha falar que o Robert Pattison é bonito e sei lá mais o que. Ele não é o Edward Cullen. Tenham bom senso. Ele é só um homem  feinho que se maquia igual uma boneca.

Por quê eu tô falando de Crepusculo em um post de Calafrio? Há muito mais entre os dois do que se supõe.
Na capa de Calafrio tem a pequena merchan : "Se você é fã de Crepusculo, vai amar Calafrio." Do The Observer.

Malditas caraminholas, Batman!

Eu vejo o lado ruim da coisa e depois digo: Eu gostei!

Mas eu já tinha falado para vocês que eu sou mulher de malandro. A droga do livro não é empolgante, e depois que eu terminar essa resenha ele vai deixar de ser uma preocupação na minha vida. Vou virar a página e seguir em frente.
Ele foi uma distração por um tempo, depois de tornou uma encheção de saco, mas é isso ai. Nada extraordinario ou maravilhoso, daquele jeito que te deixa maluquinha pela sequencia.
Morno.

E como tudo o que é morno, ganha  3 estrelinhas.

              Citação 

“Meu lobo hesitou na beira da floresta, a luz fraca da varanda pegando seus olhos. 
Ele ainda estava olhando minha silhueta através da porta.
Eu pressionei minha palma contra o vidro.
A distância entre nós nunca pareceu tão grande.”

Ja ne!
__________________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Passando pra dizer um oi pra minha mais nova parceira no Book Tour!!!!

    Bjokas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, e eu que estava muito interessada em ler esse livro. Desisti. Ainda bem que li sua resenha, hehe. Tô sentindo a mesma coisa com O Diário de Nina. Comecei super empolgada lendo, mas... brochei. E agora tô demorando eras para terminá-lo. E vou terminar só porque é feio abandonar um livro assim.

    ResponderExcluir
  3. ^^
    Eu fiquei um tempão só namorando esse livro louca para comprá-lo.
    Usando suas palavras "Eu brochei" ao lê-lo.
    Foi muito ruim para mim. Rodiei, rodiei, criei a maior expectativa e - TIBUM - banho de água fria.
    Mas quanto maior as expectativas, maior o tombo, não é mesmo?
    XD

    ResponderExcluir