segunda-feira, novembro 14, 2011

Como Treinar o seu Dragão - Cressida Cowell


"Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos - mas um garoto sem qualquer talento para liderar. "Como Treinar o seu Dragão" conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.

Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, "Como Treinar o seu Dragão" é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, que inspirou o filme de animação cotado como uma das estreias mais importantes deste ano."
_____________________________________________

Ai, ai.
Falando muito sério, eu me surpreendi para valer com esse.
Não em um bom sentido, infelizmente.
Não me entenda mal, o livro não é ruim. Não é ruim mesmo. Mas, o filme é simplesmente sensacional demais e deixa o livro no chinelo. Sério mesmo. Acontece que esse é o primeiro caso em que eu tenho notícias desse tipo de situação.

Fala sério? Um filme baseado em livro melhor (MUITO melhor) do que a história em que foi baseado.

Se você souber de um único outro caso - eu te desafio a dizê-lo.

A história de Como Treinar o seu Dragão - no livro - conta a história de Soluço - um garoto viking que foge completamente do esteriótipo desses guerreiros, ele é magricela, baixinho, inteligente demais e um pouco temeroso além da medida para se parecer propriamente com um viking. Acontece que Soluço não é muito a favor de violência e tortura, então ele é um deslocado em sua tribo, onde todos são grandes, burros e violentos.
Isso já seria um grande problema para os vikings comuns, mas Soluço ser do jeito que é, é absurdamente sério uma vez que ele é o filho do líder da tribo dos Hooligans Cabeludos. O que se espera dele é que ele seja forte, bravo, violento, burro e que tenha um dragão terrível como mascote.
Mas tudo o que Soluço consegue é ser completamente inútil em tudo o que tenta fazer - não é bom com esportes, nem em lutas, nem em parecer assustador - e, agora, que está prestes a passar pela iniciação viking para ser aceito em sua tribo como um guerreiro, o que ele mais teme é não conseguir realizar tudo o que esperam dele.
A prova de iniciação se baseia em duas partes - capturar um dragão e treinar o dragão.
Soluço até captura um dragão - nada muito extraordinário, como já era de se esperar.

Agora, por que é inevitável e principalmente por que eu quero, vamos analisar o Soluço do livro.

Soluço é tremendamente sem graça, para se resumir. Ele não tem iniciativa e nem mesmo quer se colocar a prova como o Soluço do filme. Ele não é nenhum gênio, para falar a verdade é só um garoto com um pouco de idéias. O que, em uma tribo onde a outra opção para futuro líder é alguém chamado Melequento, nem dá para chamar de incrível.

E, pelas barbas de algodão doce do papai noel, o que diabos é o Banguela?

Minha fúria com aquela miniatura de dragão não cabe em uma simples página de blog! Simplesmente insuportável. E, em nome de Odin, quem riria daquelas piadas estúpidas? Se eu fosse um dragão que gostasse de piadas e alguém me contasse aquelas explosões de bosta... Eu mataria todo mundo! Sem dó.

Que todos os Deuses de Asgard castiguem essa maldita criatura!!!

Voltando.
Fico curiosa em imaginar o que a Cressida deve ter pensando ao ver o filme que é MUITO superior as suas obras. (Já disse que o filme é melhor que o livro? Achei melhor ressaltar... Nunca se sabe!) Falando sério. Eu curti muito mais o lance do fúria da noite, o caso do Soluço ter aquele senso de humor ferino e inteligente, o lance do final do filme quando menino e dragão acabam se "igualando" e tudo o mais na aventura.
O livro só me pareceu uma história de gente estúpida.

Tá, eu sei o que você deve estar pensando. "Mas não é obvio, cabeça de parafuso?! É um livro para crianças!!! Deve parecer um livro estúpido para você, já que é uma velha acabada e mau amada que deveria estar lendo Crepúsculo!"
E eu vou ser obrigada a lhe dizer: Vá para o raio que o parta.
Eu sei que é um livro para crianças, e que eu não sou seu público alvo. Mas dane-se.
O filme também não é, mas eu não paro de assisti-lo a três dias!

O que me diz criatura do pântano? ãh?

O fato é que o livro é bobo, e só foi útil para basear a produção da animação mais sensacional de todos os tempos.
E claro, para se passar umas duas horas quando não se tem nada melhor para fazer.

Ah, outro comentário antes que eu me esqueça. Eu simplesmente ODIEI o Perna-de-peixe como o melhor amigo do Soluço. Ele é inútil, um pé-no-saco e para piorar ainda dá uma de valente quando é para fuder com a vida do Soluço.
E, NADA da Astrid!
Ó Deus, por quê?
Sério mesmo, eu pelo menos espero que ela apareça nos outros livros da série, por que eu acho ótimo que a melhor recruta da ilha seja uma mulher. Principalmente uma que tem tanta personalidade quanto ela.

Muito triste que ela tenha ficado de fora.

Bom, acho que é isso. Dou 3 estrelas. O livro não foi empolgante, mas vejo com carinho que é por que eu vi o filme primeiro somente para ler o livro depois. Então ai vai meu conselho: Leia o livro antes de ver o filme se puder. Quem sabe o livro não será mais divertido para você?

Mas, falando sério, o filme mais sensacional de todos os tempos foi lançado em 2010. Se você ainda não assistiu Como Treinar o Seu Dragão você merece ter uma morte lenta e dolorosa com a Gretchen comendo seus fundilhos com nutela.

E tenho dito.



                   Citação

" Mas algo impediu Banguela de acompanhá-los - talvez tenha sido o grito de sofrimento e impotência de Stoico, aquele "NÃOOOOO!", que o comovera. Ou talvez, em algum lugar de seu coração verde de dragão egoísta, ele realmente gostasse de soluço e sentisse gratidão pelas horas que passaram, a atenção, as piadas, o fato de que ele nunca berrava, ou porque a lagosta que ele lhe dera a maior e mais gostosa de todas.
- Dragões são E-E-EGOÍSTAS! - Banguela disse a si mesmo. - Dragões são d-d-desalmados e impiedosos. É isso que nos t-t-torna s-s-sobreviventes.
Mesmo assim, ALGO fez com que ele voltasse [...]"
(Como Treinar o seu Dragão - p.199)
Ja ne!
_________________________________________________

3 comentários:

  1. Nossa, eu havia visto sobre o livro em pesquisas e quando vi seu post até pensei "Oh, ainda bem que ela postou sobre o livro, pois esqueci-me de acrescentar a lista dos que preciso ler", mas comecei a ler e aaw ;; Mesmo assim, pretendo assistir ao filme e logo após ler o livro e ver o que acho.
    Não te acho velha xD E pela fotinha ali, e do Skoob, também não é acabada!
    Aah, creio eu que estórias para crianças, mesmo sendo designadas para crianças podem muito bem sim encantar a públicos mais velhos. Muitas estórias infantis são maravilhosas, um amor de se ler. Então sei lá, ser para crianças não pode ser usado como desculpa, por qualquer um que seja, para justificar o fato de o livro ser ruim, ao menos na sua opinião, não acha? :3
    Aah, ok, como você sugeriu lerei o livro antes, mas ainda vai demorar. Muito. A lista aqui não é nada pequena. E é, eu não assisti ao filme. Faz um bom tempo que não assisto filmes, e tem tantos bons à se ver ;;
    Com a escola, o meu interesse por séries e a paixão por livros renascendo após um longo ano de repouso, fica um pouco difícil assistir à todos os filmes que me interesso. Mas as férias estão chegando e pretendo ajeitar meus horários e ler/assistir tudo que quero ^^
    Mas bem, se for mesmo o filme mais sensacional de todos os tempos, é uma pena que não tenha tido tanta repercussão, mal ouvi falar sobre o filme ):

    ResponderExcluir
  2. Gi do céu!
    Eu sei bem do que você tá falando. Eu tenho tanta coisa para fazer as vezes que nem posso passar o tempo que quero lendo/vendo tudo o que eu gosto.
    =X
    Mas obrigada pela gentileza em não me achar acabada!
    XD
    Fiquei feliz até!!! o/

    E, agora que você comentou, o filme não teve mesmo muita divulgação... O que é uma pena. Mas eu te juro, é a animação mais sensacional de todos os tempos.
    *-------------*
    É meu filme favorito do gênero, ganhando o lugar que antes era de Monstros S.A.
    Tomara que você veja/leia logo Como Treinar o seu Dragão para me dizer o que achou!
    ^^
    Super Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Já li os cinco primeiros livros da série Como Treinar Seu Dragão e até que gostei bastante.
    Antes de começara ler fui avisado que o livro o filme eram totalmente diferente então preferi não usar um para medir a qualidade do outro e não me decepcionei.
    E vai, o Banguela do livro também é legal! =P

    ResponderExcluir