terça-feira, fevereiro 01, 2011

Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

O primeiro 'encontro' de Clary e Jace não poderia ter sido... pior.
Ela presencia um crime cometido por Jace e outros adolescentes tatuados e equipados com chicotes brilhantes e armas pra lá de esquisitas. Ele, um nephilim - filhos de anjos com humanos - que tem como missão caçar demônios; ela, uma mundana que não se sabe por que tem o dom da Visão...
Mas as diferenças entre os dois não impedem que em 24 horas Clary se veja envolvida pelo mundo de Jace e dos Caçadores de Sombras; a mãe dela desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer além de Jace. Mas por que um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como de uma hora para a outra ela tem o dom da Visão e percebe o Mundo de Sombras? Todos, inclusive Clary, querem saber..."
___________________________________________
Horaaaaay

Eu estou muito feliz com o livro do qual eu vim aqui falar hoje. Primeiro por que eu passei muito tempo querendo muito esse livro. Muito mesmo. Não via a hora de comprá-lo. Depois por que a capa é maravilhosa!!!

Sério gente a capa é linda! Muito mais bonita pessoalmente do que qualquer foto de internet em alta definição pode mostrar. Recomendo que quem puder dê uma passada na livraria só para dar uma olhada nela. Depois disso eu dúvido que não queiram comprar o livro só para ter essa capa na coleção. É linda. Muito bem feita mesmo.

E milagrosamente eu quis muito um livro que acabou sendo ainda melhor do que eu imaginava. Eu tive muitas expectativas com relação a ele e todas elas foram atendidas e superadas.
E eu tive o bom senso de lê-lo com muita calma, para fazer com que a sensação boa que senti enquanto eu o lia perdurasse o máximo possivel.

Cidade dos Ossos é o primeiro livro da série Instrumentos Mortais. Esse volume conta a história de Clarissa Fray e sua forçada incurssão ao Mundo das Sombras. Clarissa é uma garota forte, mas meio pirracenta. Daquele tipo que não escuta quando alguem diz a ela: "-Fique aí!" e isso me irritou um pouco. Ela tem um melhor amigo, Simon um mundano, que acaba sendo arrastado junto com ela para esse novo mundo habitado por demônios, fadas, sereias, feiticeiros e toda a sorte de seres de lendas e mitos. 
No meu ponto de vista Simon é inutil, daqueles personagens que ficam a história inteira para viver um único momento de sorte e atrapalhar um momento muito importante. Sim, esse é Simon.

E temos os Caçadores de Sombras. Alec e Izabelle, os irmãos de temperamento completamente diferentes mas que tem uma otima relação um com o outro "aquela mistura de tédio e irritação amorosa". Os dois são amigos de uma forma muito bonitinha e se protegem muito e se cuidam na mesma proporção.
Jace é o nosso rapaz. Ele é um Caçador de Sombras excepcional e não existe outro como ele de sua idade. Ele é muitissimo charmoso e tem uma lingua afiadissima que rende muitos comentários engraçados.

Jace e Clary tem uma relação que ela define "de violencia mas pode ser tensão sexual reprimida".
E apesar de eles terem um claro interesse um no outro, a história acontece sem que se foque necessáriamente nisso. E se está longe de Jace a vida de Clary não perde o sentido e ela acaba em depressão. Ela tenta por a cabeça no lugar e ver o que pode ser feito para resolver a situação. Pega e faz e não senta e espera.

XD

Gostei dessa menina. E ela é ruiva e pequena como eu! *o*
Sim, eu me identifiquei ridiculamente. XD

E a história e muito bem ambientada contando a história de uma mundo e uma guerra que se desenrola enquanto os mundanos (seres humanos) não percebem nada.
E quando conhecemos algumas espécies que vivem no mundo das sombras elas são muito bem caracterizadas e interessantes. E o modo como se descrevem os lugares? Eu pessoalmente fiquei louca para conhecer Idris. Do jeito que falam da cidade natal de todos os Caçadores de Sombras. Eles falam com tanto carinho que e saudades que você fica muitissimo curioso.

E o ritmo que a história tem é rapido, emocionante e alucinante. Deixa você sem fôlego facil. Eu não sei te dizer em quanto tempo em dias acontece a história desse primeiro volume, mas não é em três dias então já faz minha alegria.

Meus parabéns a Galera Records pelo excelente trabalho de tradução, edição e finalização. Sem contar a impressão de primeira qualidade.

E é claro que o final me deixou meio "WTF!" mas eu torço para que as coisas no segundo livro, que tem lançamento previsto para Maio de 2011, se acertem bem. Ou não vai ser nada justo.
u_U

Dou 5 estrelinhas e recomendo muito, muito, muito. Nada do que eu diga vai ser suficiente, mas esse livro me tornou uma fã da série e Cassandra Clare emplacou de primeira nos meus favoritos.
^^

______Citação

" - O que são essas coisas? - perguntou Clary
- Frascos de água-benta, facas benzidas, lâminas e aço e prata - disse Jace empilhando as armas no chão ao lado dele -, fio electrum, que não vai ter grande utilidade agora, mas é sempre bom ter balas de prata, amuletos de proteção, crucifixos, estrelas de davi...
- Jesus - disse Clary.
- Duvido que ele fosse caber aqui.
- Jace - Clary estava indignada.
- O quê?"

XDD
Ja ne!
___________________________________________________________________________________

7 comentários:

  1. ahsuahus... eu ri com a citação!
    To louca por esse livro faz tempo, mas vou esperar sairem todos os volumes... Gosto de ler um atrás do outro. Me envolve mais ;D

    ResponderExcluir
  2. E é claro que o final me deixou meio "WTF!" +1
    PAKSPASKAPSK'
    todas as suas palavras são as minha para esse livro! muuito bom!
    no comecinho nao fui muito com a cara dele.. mas cara, aquele final tira tudo de negativo que pensamos do livro *O*
    adorei a resenha <3
    beijinhos;
    http://addictiveworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo fala tão bem desse livro.
    Não tem como não querer ler.
    Sem contar que a capa é linda *-*

    ResponderExcluir
  4. Já li várias resenhas sobre esse livro, mas eu gostei bastante da sua, sabe vc coloca citação *ai é que dá mais vontade de ler * estou pra enlouquecer a mulher do correio *já era pro meu Cidade dos ossos ter chegado ok* Quando eu crescer *já tenho 19 anos será que ainda cresço??* quero escrever resenhas igual você... Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Esse é bom mesmo Jheyscilane!
    Uma compra mais do que recomendada!
    Fico muito feliz que tenha gostado da resenha a ponto de querer escrever como eu!!!
    *o*
    Acho que é uma das coisas mais lisongeiras que eu ouço por aí.
    XD
    Muito obrigada!
    Super Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Poxa, todo mundo fala que esse livro é tão bom!
    To com ele aqui na filinha pra ler, espero conseguir logo *_*
    Adorei a resenha!
    beijões
    @trueinsightsnet
    http://true-insights.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Quase não leio séries...
    Deveria né? eu sei rs.
    passabdo também para desejar um bom fds.
    Bjinhuss
    =*

    ResponderExcluir