quarta-feira, junho 15, 2011

Percy Jackson e Os Olimpianos - O Mar de Monstros - Rick Riordan

O modo como ele disse meu nome me deu um frio na espinha. Ninguém me chamava de Perseu, a não ser aqueles que conheciam minha verdadeira identidade. Amigos... e inimigos. O ano de Percy foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro que colocasse os pés no campus de sua escola, nenhum acidente esquisito, nenhuma briga na sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra uma tenebrosagangue de gigantes canibais, as coisas ficam, digamos, feias. E a inesperada chagada de sua amiga Annabeth traz outras más notícias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído. Nesta vibrante e divertidíssima continuação da série iniciada com O ladrão de raios, Percy e seus amigos precisam se aventurar no Mar de Monstros para salvar o acampamento dos meios-sangues. Antes, porém, nosso herói entrará em confronto com um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.
__________________________________________________________________________
Olá!
Honestamente?
Eu tenho amargado um livro ruim atrás do outro quando se trata de dar uma chance para livros que são de fora das séries que acompanho e amo.
Eu estou empacada a tempos com alguns volumes que antes me pareceram promissores e nunca antes comecei tantas leituras ao mesmo tempo. Então resolvi, antes que eu tentasse dar uma nova chance a qualquer um dos outros volumes que iniciam uma série, apelar para o Tio Rick.
O que eu estava pensando?
Ora, quais são as chances de algo dar errado com um volume de Percy Jackson nas mãos?
Obviamente, eu não estava errada.
Com O Mar de Monstros, o Tio Rick só confirmou o que eu já sabia: Ele é um gênio e eu tenho que me curvar e agradecer a ele por ter uma obra tão sensacional em minhas mãos.
Peguei o volume dois da história de Percy hoje a tarde, como quem precisa de algo bom para continuar, e me dei bem.
O segundo volume é ainda melhor do que o primeiro, se é que alguem achava isso possivel. Percy está amadurecendo, revivemos vários outros mitos gregos extraórdinários - e que, diga-se de passagem, são meus favoritos - além de ver-mos a trama ganhar ares maiores e mais importantes.
Nem preciso comentar que adorei o fato de termos uma profecia a caminho, certo?
Eu preciso mesmo ressaltar que esse livro passa  uma mensagem realmente muito bonita com relação a familia. Eu gostei muito do toque que o Tio Rick dá através de Percy. Eu acho que familia é familia apesar de qualquer coisa e isso fica muito claro durante a história inteira. Claro que a coisa toda poderia ter sido um pouco menos obvia, mas idaí?
Ficou bonito, significativo e emocionante.
Afinal, não é isso o que realmente importa?
Eu meio que não gostei de algumas passagens onde as piadas pareceram meio forçadas, mas isso faz parte. Mas, principalmente, eu estou maravilhada com a capacidade de ambientação do Tio Rick. Ele faz coisas realmente extraordinárias com aquela imaginação. Nunca mais verei o triangulo das bermudas com os mesmos olhos.
E, pessoalmente, achei a explicação a mais interessante de todas até o momento.
E que final é aquele?
Eu fiquei tipo: WTF???
Ainda bem que tenho a continuação bem ao alcance de minhas mãos para qualquer momento em que eu queira lê-la. Ou estaria muito ansiosa mesmo.
Achei a Annabeth mais tolerável, mas tão arrogante como sempre. Quem ela pensa que é? Ou quem ela pensa que seria sem o Percy? Ela é simplesmente a personagem que é necessária para explicar ao Perseu os mitos. Ponto.
E o Groover? Ele é a nossa donzela em apuros. Sabe a Daphne de Scoob-Doo? Pois é.
- ... O quê? Não sabe quem é a Daphne?
...
Se mata.
A donzela em apuros que é sequestrada pelo vilão e que torna a história possivel.
Eu falo sério como achei o Groover o personagem feito exatamente para essa finalidade.
Precisar de socorro. Nas palavras de Percy: "- Se você se meter em encrenca de novo, eu quero saber a respeito. E vou ajudá-lo de novo, homem-bode. Não faria de outro jeito. " 
Por essas e outras que as coisas ficam um pouco manjadas demais. Nada com o que se incomodar.

Mas a história é incrivel e passa uma mensagem bacana sem parecer chata ou clichê. Agora dá para gostar ainda mais do Percy, mas ele ainda é bastante burro.

E ver como a história vai ficando mais e mais incorpada é agradável. Espero ver o mesmo crescimento que vi na série de Harry Potter. O primeiro Perseu meio perdido já não se parece muito com o segundo, que aceita que é um meio sangue e tenta encontrar o melhor jeito de viver - ou tentar viver - com isso.

É. É mesmo uma grande história. Recomendo até não poder mais. Puxa vida. Recomendo mesmo. Eu devorei O Mar de Monstros em 4 horas. Foi tão bom que estou pensando em pegar logo o terceiro volume da série. Ou talvez não. Talvez eu vá tentar terminar minhas histórias super ruins para que A Maldição do Titã me pareça ainda melhor quando eu pegá-lo. Veremos.

5 estrelas, por que esse é o limite máximo que eu estipulei para o blog. Mas na verdade é uma via lactea inteira de estrelas. E muito mais além.

____________Citação

"- Meu caro jovem primo, se há algo que aprendi ao longo das eras, é que você não pode desistir de sua familia, não importa  quanto se sinta tentado a isso. Não importa que eles o odeiem, o envergonhem ou simplesmente não apreciem seu gênio por ter inventado a internet..."
(Percy Jackson e Os Olimpianos - O Mar de Monstros - p.111/112)


"Familias são complicadas. Familias imortais são eternamente complicadas. Ás vezes, o melhor que podemos fazer é lembrar um ao outro que somos aparentados, aconteça o que acontecer... e tentar limitar ao minimo as mortes e mutilações. "
(Percy Jackson e Os Olimpianos - O Mar de Monstros - p.265)
Matta ne.
________________________________________________________________________

5 comentários:

  1. oi adorei seu blog e estou seguindo.
    me segue?
    www.amorimortall.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a série então não posso comentar muito, infelizmente. Mas gostei da resenha, achei bem divertida de ler =)

    Na verdade passei aqui para avisar que respondi seu comentário na minha resenha do Livros em Pauta =P

    http://livrosempauta.blogspot.com/2011/06/resenha-amante-desperto-irmandade-da.html

    Teh mais

    ResponderExcluir
  3. Sou a Karol ai de cima. Só comentando de novo para falar que gostei muito do seu blog e já estou seguindo =)

    teh mais

    ResponderExcluir
  4. Realmente tenho notado em suas resenhas que você não está co muita sorte na leitura.
    Ainda bem que com esse foi diferente né?

    ResponderExcluir
  5. Karol obrigada pela visita e tudo o mais.
    Fico feliz de ver você por aqui!
    ^^
    E, Mah, você que está sempre por aqui sabe que eu não tô mentindo. Mas Percy Jackson tem sido um porto seguro; Quando tudo dá errado demais eu apelo para mais um volume das histórias de Perseu. *-*

    ResponderExcluir